Projectos

2014-2018 PIPA – Temporalidades, Arquitecturas e Práticas Ritualizadas

You are here:
Título do Projecto:

Temporalidades, arquitecturas e práticas ritualizadas nos Perdigões (Reguengos de Monsaraz) – TEMPERD_2. (2014-2018)

Financiado pelo Esporão S.A. e Era Arqueologia

 

Resumo do Projecto

O presente projecto vem em continuidade com a investigação desenvolvida no Complexo Arqueológico dos Perdigões, de forma ininterrupta, desde 1998. Neste sentido apresenta nos seus objectivos a conclusão de trabalhos e investigação em curso e apresenta uma nova série de propósitos relativamente ao aprofundamento do conhecimento sobre este sítio.

Na sequência das intervenções anteriores, e no âmbito do trabalho de campo, prevê-se a conclusão de intervenções de campo em duas estruturas tipo fossa no Sector Q e da sondagem iniciada no Fosso 7 no Sector P. Ao nível do gabinete, concluir-se-á os estudos antropológicos do Sepulcro 1 e as componentes artefactuais do Sectores I e dos contextos Neolíticos.

Simultaneamente, prevê-se a sondagem de um novo conjunto de estruturas negativas, nomeadamente dos Fossos 2, 9, 10 e 11 e sanjas 10 e 12, com o objectivo de aprofundar o conhecimento relativo às temporalidades dos Perdigões. Neste sentido, será igualmente iniciada uma intervenção no cromeleque, com o objectivo de datar a sua construção e relacioná-lo cronologicamente de forma absoluta com os recintos de fossos.

Serão efectuados um conjunto de estudos arqueométricos, os quais incidem particularmente nas evidências de metalurgia do cobre e nos ídolos betilo, assim como se concluirão os estudos tipológicos de vários conjuntos artefactuais neolíticos e calcolíticos.

Prosseguirão os estudos polínicos, agora centrados na amostragem dos novos fossos intervencionados, assim como os estudos antropológicos dos Sepulcros 1 e 2 e da zona das deposições de cremações; desenvolver-se-ão análises de isótopos estáveis com vista a identificar dietas e padrões de mobilidade e continuarão os estudos faunísticos (centrados nas colecções que resultarem das novas intervenções).

Estes objectivos enquadram-se numa abordagem integrada, para a qual se reuniu uma equipa com vasta experiência e currículo, resultado da colaboração estabelecida entre várias instituições, onde se reúnem ao Núcleo de Investigação Arqueológica da ERA Arqueologia (filiação institucional do investigador responsável) diversas universidades portuguesas e estrangeiras e dois laboratórios portugueses.

O projecto ambiciona, para o quadriénio 2014-2017, aprofundar o conhecimento sobre as espacialidades e temporalidades dos Perdigões, caracterizar aspectos estruturais marcantes da sua arquitectura, caracterizar as práticas ritualizadas que ocorreram nos recintos, nomeadamente das práticas funerárias, das práticas de deposições de animais e de restos humanos desarticulados e práticas de deposições estruturadas de outro tipo de elementos.

Num âmbito mais alargado, este projecto contribui para o aprofundamento e desenvolvimento das problemáticas que hoje se colocam à caracterização e interpretação dos recintos de fossos na Península Ibérica, enquanto formas regionais de expressão de um fenómeno de escala europeia.

 

Investigador responsável

Doutor António Carlos Neves de Valera

(Núcleo de Investigação Arqueológica-ERA Arqueologia S.A. / Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour)

 

Equipa de Investigadores associados

Doutora Ana Maria Silva – Universidade de Coimbra

Doutor José Enrique Márquez Romero – Universidade de Málaga

Doutora Maria Isabel Marques Dias –Instituto Superior Técnico

Doutora Primitiva Bueno – Universidade de Halcalá de Henares

Doutor Rodrigo Balbín – Universidade de Alcalá de Henares

Doutora Cláudia Costa – ICArEHB Universidade do Algarve

Mestre Lucy Shaw Evangelista – Era Arqueologia S.A. / Universidade de Coimbra

Mestre Carlo Bottaini – Laboratório Hércules (Universidade de Évora)