2010-2014 PNTA_FCT – Gestão da Morte e Temporalidades
Título do Projecto:
Gestão da Morte e Temporalidades nos Perdigões (Reguengos de Monsaraz) – TEMPPERD). (2010-2014)
Financiado pelo Esporão S.A. e Era Arqueologia SA.
Resumo do Projecto
O projecto apresenta vários objectivos que se estruturam em sub-projectos, ainda em curso ou a iniciar, sistematizados em quatro grandes temáticas de investigação a desenvolver de forma interligada e coordenada: construção das temporalidades dos Perdigões; conhecimento das estratégias de gestão da morte; problematização das práticas de deposições estruturadas e intencionais; estudos temáticos de colecções artefactuais e ecofactos.
A construção das temporalidades é um objectivo transversal a todos os projectos que se desenvolvam nos Perdigões, mas dada a natureza dos contextos que foram intervencionados em 2009, é uma problemática particular a tratar na área central do recinto. Dada a aparente relação espacial e de orientação entre o recinto interior (aparentemente datável do Neolítico Final) e o cromeleque, prevê-se a realização de geofísica neste último, completando a imagem que já existe.
Quanto à investigação das estratégias de gestão da morte, corresponde ao recente projecto apresentado à FCT e aprovado e financiado por aquela instituição. As evidências arqueológicas resultantes do trabalho já desenvolvido, sugerem a existência de várias áreas de enterramento. Consequentemente, um estudo mais profundo deste recinto é necessário no sentido de compreender a multiplicidade de práticas funerárias presentes e a sua articulação, incluindo uma abordagem interdisciplinar. Os contextos a serem estudados correspondem aos sepulcros anteriormente escavados na área da necrópole (Sepulcros 1 e 2), e às fossas com enterramentos do Sector I já escavadas e a outras que se venham a registar, para o que está previsto o alargamento da área anteriormente sondada nesta zona do recinto (Sector I).
A linha de investigação orientada para as práticas deposicionais incidirá especificamente sobre as problemáticas da formação do registo arqueológico neste tipo de contextos de fossos, colocando ênfase na identificação dos processos antrópicos que poderão ter contribuído para o enchimento de fossos e fossas. Esta linha de pesquisa, sendo também transversal às restantes linhas de investigação, será sobretudo desenvolvida pela equipa da universidade de Málaga, tendo como área de intervenção a Porta NE, na qual se pretenderá concluir a escavação da sondagem aí já em curso no Fosso 1.
Simultaneamente, continuarão a desenvolver-se estudos temáticos sobre conjuntos artefactuais e ecofactos, os quais contribuem para objectivos específicos inerentes a esses conjuntos e para objectivos gerais da investigação do sítio. Alguns destes estudos apresentam-se em continuidade; outros iniciarão linhas de pesquisa: metalurgia do ouro do Sepulcro 2, artefactos de marfim dos Sepulcors 1 e 2, faunas do Sector I, materiais líticos dos Sepulcros 1 e 2, estudos paleoambientais polínicos, contas de colar em variscite dos Sepulcros 1 e 2.
Investigador responsável
Doutor António Carlos Neves de Valera
(Núcleo de Investigação Arqueológica-ERA Arqueologia S.A. / Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour)
Equipa de Investigadores associados
Doutora Ana Maria Silva – Universidade de Coimbra
Doutora Maria Isabel Marques Dias –Instituto Superior Técnico
Doutora Maria Isabel Prudêncio, Instituto Tecnológico e Nuclear
Doutor José Marquez Romero, Universidade de Málaga,
Doutor Victor Jímenez Jáimez, Universidade de Málaga
Mestre Elena Mata, Universidade de Málaga
Dr. José Suárez, Universidade de Málaga
Mestre Ricardo Godinho, Era Arqueologia
Mestre Nelson Cabaço, Era Arqueologia
Mestre Cláudia Costa, Universidade do Algarve
Bacherel Pedro Braga, Era Arqueologia
Dr. Helmut Becker
Drª Jane Wheeler, Universidade de Aberdeen