2007-2009 PNTA – Metalurgia nos Perdigões
Título do Projecto:
Metalurgia no Complexo Arqueológico dos Perdigões (Reguengos de Monsaraz) – METALPERD. (2007-2009)
Financiado pelo Esporão S.A. e Era Arqueologia
Resumo do Projecto
A base empírica da investigação deste projecto será o complexo arqueológico dos Perdigões, em Reguengos de Monsaráz (distrito de Évora), que corresponde a um conjunto de recintos definidos por dois grandes fossos concêntricos envolvendo uma área de cerca de 16 ha. Do lado Este, num espaço semicircular entre as duas linhas de fossos, existe uma necrópole com vários sepulcros colectivos. No exterior do lado Este e abaixo da necrópole, existe um agrupamento de menires que estruturariam um recinto megalítico. A organização e orientação expressas pela relação estabelecida entre o recinto circular, a necrópole e as entradas já identificadas, revelam um claro planeamento na arquitectura e organização do espaço e sugerem a sua articulação com aspectos astronómicos e simbolismos associados. O espectro cronológico enquadra-se entre a segunda metade do 4º milénio e finais do 3ºmilénio AC.
Este contexto é o que, em todo o território nacional, apresenta a maior quantidade de vestígios da prática da metalurgia do cobre, os quais surgem em grande parte concentrados num espaço que poderá corresponder a uma área específica de actividade metalúrgica, cuja escavação arqueológica será crucial para o presente projecto. Também um estudo mais abrangente da geologia de depósitos de minérios e dos processos geoquímicos naturais será importante, inferindo-se a área e a história da exploração mineira.
O projecto a desenvolver em 3 anos visa definir a natureza contextual arqueológica da produção metalúrgica no complexo dos Perdigões, os procedimentos tecnológicos associados e avaliar o significado social de metais e metalurgia no sítio a nível regional durante o 3º milénio AC. A abundância de restos de minério, de cadinhos com escória de fundição e um conjunto variado de artefactos metálicos (sucata e utensílios como serras, punhais, escopros, punções, machados) possibilitarão estudos de proveniência de matérias-primas, das técnicas de redução do minério e de fundição e refundição do metal e das composições das ligas metálicas. A arqueometria de cerâmicas aplicada aos cadinhos (beneficiando dos estudos já efectuados para os recipientes comuns e de utilização funerária) permitirá investigar as especificidades da sua produção, e inferir sobre as temperaturas a que estiveram sujeitos.
A partir dos trabalhos arqueométricos e das evidências arqueológicas (escavação da área de concentração de vestígios metalúrgicos) procurar-se-á definir os níveis de complexidade da actividade metalúrgica no sítio, com o objectivo de discutir a possibilidade de existência de áreas especializadas e de especialistas nesta actividade no período em questão.
Investigador responsável
Doutor António Carlos Neves de Valera