Projectos

1999-2001 PNTA – Práticas funerárias I

You are here:
Título do Projecto:

Ambientes funerários no povoado dos Perdigões – AFFUP. (1999_2001)

Financiado por Finagra S.A. e Era Arqueologia

 

Resumo do Projecto

O presente projecto vem dar uma primeira sequência aos trabalhos de emergência realizados no Povoado dos Perdigões em 1997, trabalhos esses que permitiram evidenciar o grau de preservação de vários contextos e a importância de que o sítio se reveste para o estudo do Neolítico Final e Calcolítico do Sudoeste Peninsular.

Sendo um dos aspectos mais interessantes deste conjunto monumental a sua relação entre espaços domésticos e espaços sagrados (necrópoles e cromeleque), este projecto é orientado fundamentalmente para o estudo dos contextos da área específica em que se localiza a necrópole.

Os objectivos genéricos visam o aprofundamento do conhecimento da realidade espacial em que se insere o povoado, a delimitação e compreensão do espaço e monumentalidade da necrópole localizada no sector Este do povoado, a definição das atitudes funerárias presentes, o estudo específico das populações que viveram e morreram no local (tanto nos aspectos físicos como nos culturais e sociais) e a sua integração num quadro cronológico-cultural geral correspondente à própria evolução do povoado.

Particular atenção será dada à tentativa de construir um quadro de atitudes mentais face à morte, procurando avaliar as potencialidades de aplicação de utensilagem conceptual desenvolvida no campo da historiografia das mentalidades.

Para atingir os objectivos propostos, e em face da experiência e resultados obtidos nos trabalhos de 1997, prevê-se, para além das abordagens arqueológica e historiográfica, o recurso a um leque alargado de outras áreas do saber, nomeadamente à Antropologia, Zooarqueologia e ciências da terra aplicadas à Arqueologia (Geologia Geral, Sedimentologia, Química).

 

Investigador responsável

Dr. Miguel Lago da Silva e Mestre António Carlos Neves de Valera (Era Arqueologia); Dra. Cidália Duarte (Instituto Português de Arqueologia).

Equipa de Investigadores associados

Doutora Maria Isabel Marques Dias – Instituto Tecnológico e Nuclear

Doutora Isabel Prudêncio – Instituto Tecnológico e Nuclear

Enga. Ângela Gouveia – Instituto Tecnológico e Nuclear

Doutor Silvério Prates – Centro de Geologia da Universidade de Lisboa

Dr. António Faustino Carvalho

Dra. Maria João Valente

Dra. Susana Reis.