“A Zooarqueologia como um indicador de colapso social durante o Calcolítico final do SW Ibérico: perspectivas desde a biometria, geometria morfométrica, dieta e mobilidade das faunas dos Perdigões” é um novo projecto a ser desenvolvido no contexto do Programa Global de Investigação dos Perdigões.
Este projecto, recentemente aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito da categoria de Projectos de Investigação de Carácter Exploratório, visa contribuir para o conhecimento das dinâmicas sociais que caracterizaram o final do 3º milénio a.C. nos Perdigões, e no Sudoeste Ibérico em geral, através de uma abordagem à fauna dos contextos mais tardios deste notável contexto arqueológico.
O projecto é liderado por Nelson Almeida, tendo como co-investigador responsável Cleia Detry. Da equipa fazem ainda parte António Valera, Ricardo Miguel Godinho, Lizzie Wright, Silvia Valenzuela-Lamas e Allowen Evin. A instituição proponente foi a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, através do Centro de Arqueologia UNIARQ, contando como instituições de colaboração a ERA Arqueologia S.A., o ICArEHB-U.Algarve, o CSIC-IMF e o ISEM-U. Montpellier. Projecto a desenvolver em 2023 e 2024.