O Complexo Arqueológico dos Perdigões, recentemente classificado como Monumento Nacional, está sob investigação continuada há 25 anos através do programa Global de Investigação Arqueológica (INARP) coordenado pela ERA Arqueologia através da sua área de I&D (NIA – Núcleo de Investigação Arqueológica). No âmbito desta investigação várias colaborações têm sido feitas com instituições e investigadores nacionais e internacionais, das quais resultaram inúmeros estudos publicados e trabalhos académicos e que consubstanciam a política de abertura e colaboração que o projecto sempre assumiu desde o seu início.
A grande complexidade que os Perdigões têm revelado, assim como a sua grande densidade de ocupação por uma longa cronologia, que se estende do final do Neolítico Médio ao início da Idade do Bronze, e a sua investigação continuada durante um quarto de século traduzem-se numa impressionante massa de dados empíricos a ser trabalhada, trabalho esse que só poderá ser realizado através de trabalho colaborativo.
Neste sentido, o projecto abre agora uma nova via para colaborações externas, propondo-se disponibilizar para estudo determinadas colecções de materiais, ainda inéditas e contextualizadas, que têm resultado do processo de investigação e projectos em curso.
Informações sobre colecções e procedimentos podem ser consultadas aqui: http://www.nia-era.org/publicacoes/doc_download/171-perd-2022-1-ec